Química Ambiental

Química Ambiental

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Solo - Terra

O pH do solo exerce importantes influências nas plantas em geral, a acidez está ligada até mesmo à produtividade do solo. 

Solos muito ácidos não são férteis, é por isso que é de costume dos agricultores fazer queimadas das plantações para neutralizar o pH do solo. Isso é possível pelo fato das cinzas produzidas serem alcalinas. 


Existe outro método para neutralizar a acidez do solo sem ter que provocar queimadas, é a adição da base CaO (Óxido de cálcio), popularmente conhecido como cal viva, acompanhe a equação que representa o processo: 

CaO+ H2O → Ca (OH)2 

É válido enfatizar que o pH do solo varia de acordo com a região em que está localizado, as regiões ricas em calcário correspondem aos solos alcalinos.Os solos argilosos provenientes de regiões úmidas como margem de rios e pântanos são ácidos.

E como os sais influem na produtividade do solo? Se o solo apresenta umidade muito baixa é comum realizar a irrigação artificial, a água usada neste caso provém de rios e lagos. Mas existe um limite de água para que o solo não se estrague, é aí que entra a ação dos sais presentes na água. É verdade que a água contém pouca quantidade de sais, mas se a irrigação for em excesso este se acumula causando danos ao solo. O acúmulo é explicado pela evaporação da água, deixando no solo apenas sais. 

Mas por que o mesmo não acontece em áreas com grande volume de chuvas? A resposta é simples, não existem sais na água da chuva.

 


                                                                                                                           David Moura

Ar Atmosférico

Para explicarem o aparecimento do gás oxigênio, os cientistas estudaram muito. Eles acreditaram que os próprios seres vivos que começaram a habitar o planeta foram os responsáveis pela transformação do seu ambiente e, fundamentalmente, da atmosfera.
Os cientistas imaginaram que grande quantidade de gás carbônico produzida pela "queima" das rochas tenha proporcionado aos primeiros vegetais uma grande atividade de fotossíntese. Assim, à medida que o gás carbônico era absorvido na fotossíntese, o gás oxigênio era produzido.
No ambiente primitivo, havia também muita atividade vulcânica, tempestades, raios e trovões. Esses e outros fenômenos foram ocorrendo na Terra, até que a atmosfera se tornou uma camada com algumas centenas de quilômetros de ar, envolvendo o planeta. Hoje, a atmosfera apresenta camadas bem distintas, que são caracterizadas, principalmente, pela composição do ar e pela altitude.


Composição do ar atmosférico

A composição atual da atmosfera aresenta 78‰ de nitrogênio, 21‰ de oxigênio e 1‰ dos demais gases.    Estas porcentagens significam que , em cada 100 litros de ar, temos 78 litros de nitrogênio, 21 litros de oxigênio e 1 litro de outros gases, entre eles o ozônio.


Utilidades


O Nitrogênio é muito importante para a vida na Terra, porque é por meio dele que as plantas produzem suas proteínas. Por sua vez, as plantas são auxiliadas na absorção do nitrôgenio por algumas bactérias especiais que vivem em suas raízes.

O Oxigênio é fundamental para a respiração e essencial para que haja combustão (queima).
O Gás Carbônico é utilizado na fotossíntese para que o vegetal produza seu próprio alimento.
O Ozônio forma um camada protetora contra os raios ultravioletas provenientes do Sol.

Sinais de alerta

· A cabeça é a primeira a sentir os efeitos dos gases tóxicos. A concentração tende a diminuir, enquanto a irritação aumenta, devido à ação do gás carbônico emitido pelos escapamentos dos veículos. A dor de cabeça é outro sintoma.

· O nariz começa a escorrer, provocando coriza, por causa da inalação de óxidos nitrosos, hidrocarbonetos e ozônios presentes no ar poluídos.
· Os olhos ardem e ficam avermelhados, irritados pelas mesmas substâncias que atingem o nariz.
· A garganta começa a "raspar". O quadro pode evoluir para tosse e dor de garganta, por causa da combinação entre o dióxido de enxofre e o ozônio aspirado do ar contaminados.
· Ao atingir os pulmões, os gases tóxicos podem causar mais problemas. E lá também se deposita a fuligem, um pó muito fino que sai dos escapamentos e carrega os poluentes. Juntos, eles diminuem a defesa do organismo e aumentam a possibilidade de problemas respiratórios, como bronquite e pneumonia.
· Problemas cardiovasculares aumentam cerca de 10 por cento em decorrência da poluição.


                                                                                                         
                                                                                                                            RODRIGO MACHADO

Chuvas Ácidas

A queima de carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água. O resultado são as chuvas ácidas. As águas da chuva, assim como a geada, neve e neblina, ficam carregadas de ácido sulfúrico ou ácido nítrico. Ao caírem na superfície, alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações.


Chuvas Àcidas no Brasil
A região da serra do mar: A chuva ácida pode ocorrer nas áreas sob influência da poluição produzida pelas indústrias de Cubatão, próximo à Serra do Mar. Nesta região ocorre um fenômeno muito grave, a morte na floresta Atlântica que recobre a serra. As árvores de maior porte morrem devido à poluição. Os poluentes geram as chuvas ácidas, que causam a queda das folhas em algumas árvores. 

Abre-se uma clareira, e o Sol, antes bloqueado pela copa das árvores, agora incide diretamente sobre espécies mais sensíveis, matando-as. A destruição assume uma gravidade significativa por causa do papel que as árvores possuem. Elas fixam a camada de solo que reveste a Serra do Mar, impedindo o deslizamento desse terreno. A morte das árvores e o apodrecimento das raízes é prejudicial ao ambiente da serra, pois pode causar em vários pontos verdadeiras avalanches de lama e pedras. Caso esse processo se torne frequente, poderá causar entupimentos de rios e inundações.

Chuvas Àcidas no Mundo

Pode parecer que não, mas milhares de pessoas preocupam-se com o meio ambiente. Os dois países com maior interesse em acabar com a chuva ácida são a Grã-Bretanha e a Alemanha. A Alemanha mudou sua política repentinamente para garantir pouca poluição; já a Grã-Bretanha, que tem menos problemas, ainda quer um pouco mais de provasantes de atuar. Um outro país, os Estaods Unidos, acreditam que sejam necessários mais pesquisas e debates antes de uma ação prática.

Como evitar a Chuva Àcida?

Hoje em dia o carvão, o petróleo e o gás natural são utilizados para suprir 75% dos gastos com energia. Nós podemos cortar estes gastos pela metade e ter um alto nível de vida. 
Eis algumas sugestões para economizar energia: 
Transporte coletivo: diminuindo-se o número de carros a quantidade de poluentes também diminui;
Utilização do metrô: por ser elétrico polui menos do que os carros;
Utilizar fontes de energia menos poluentes: energia hidrelétrica, energia geotérmica, energia das marés, energia eólica (dos moinhos de vento), energia nuclear (embora cause preocupações para as pessoas, em relação à possíveis acidentes e para onde levar o lixo nuclear).
 Purificação dos escapamentos dos veículos: utilizar gasolina sem chumbo e adaptar um conversor catalítico.Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre.


                                                                                                                             RODRIGO MACHADO

Água

A água ocupa 70% da superfície da terra. A maior parte, 97%, é salgada. Apenas 3% do total é água doce e, desses, 0,01% vai para os rios ficando disponível para o uso. O restante está em galeria, iceberg, em subsolos muito profundos. Ou seja, o que pode ser potencialmente consumido é uma pequena fração. 
A água é composta por dois elementos químicos: hidrogênio e oxigênio, representados pela fórmula H2O. Como substancia a água pura é incolor, não tem sabor nem cheiro.
Quimicamente, nada se compara a água. É um composto de grande estabilidade, um solvente universal e uma fonte poderosa de energia química. A água é capaz de absorver e liberar mais calor que todas as demais substâncias comuns.

A importância da água: A água é um recurso essencial para a vida. Por isso é necessário preserva-lá.Entretanto 97% da água está destinada aos oceanos e apenas 1 %, rios, lagos e etc. O que ocasiona grande parte dos problemas pois necessitamos de água doce e no entanto possuímos em maior quantidade água salgada.Este é o ponto onde se encaixa a questão da preservação. O desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente um déficit em sua quantidade. Acarretando uma serie de problemas. Onde estes irão afetar não só aos homens, mas principalmente ao meio ambiente. Sendo assim, economizar água torna-se um fator benéfico e essencial a vida. O que nos torna responsável pelo controle do espaço aquático.Pois sua falta em alguns casos pode provocar doenças que levam até a morte.Desta maneira cabe as entidades governamentais a criação de campanhas de conscientização. Mas faça a sua parte que futuramente o planeta terra agradecerá.



                                                                                                                            
RODRIGO MACHADO

Camada de Ozônio

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.Na atmosfera, a presença da radiação ultravioleta desencadeia um processo natural que leva à contínua formação e fragmentação do ozônio.


Como o CFC prejudica o ozônio? 


Os CFC's são  propolentes usados em aerossóis como isolantes em equipamentos de refrigeração e para produzir materiais plásticos. As moléculas chegam a estratosfera e são expostas a uma grande quantidade de raios ultravioleta. O átomo de Cloro se desprende e rompe o O3 formando ClO e O2. Depois o cloro se desprende do oxigênio e passa a destruir o ozônio.


Quais são as possíveis conseqüências? 


Aumento da incidência do câncer de pele, devido à ação dos raios ultravioletas. Aumento do efeito estufa, o que causaria o crescimento de temperatura. Assim, descongelaria as geleiras polares, aumentando o nível das águas nos oceanos.




                                                                                                                            RODRIGO MACHADO

terça-feira, 10 de maio de 2011

Efeito Estufa

O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.                                   





                                                                                                                             RODRIGO MACHADO